Hoje é Dom Abr 28, 2024 12:56 pm
Text Size
Página Principal Off-Topic Barzinho de Lorencia

MuChaos Forum Ver Tópico - [TUTORIAL] Redução de lag/Optimização do Windows e do jogo

[TUTORIAL] Redução de lag/Optimização do Windows e do jogo
Área destinada ao bate-papo sobre o MuChaos. Venha descontrair conosco.
Obs: Área não conta post.

Moderadores: Moderador, Voluntário

Regras do Fórum
Atenção: Mensagens de membros que possuem menos de 30 posts precisam de Aprovação. Menságens em desacordo com as Regras gerais, serão deletadas e seus autores alertados. Leia as Regras antes de postar.

[TUTORIAL] Redução de lag/Optimização do Windows e do jogo

Mensagempor poicomanga » Qua Jul 22, 2015 7:56 pm

O que está em vermelho é apenas Observações e conteúdo para caso alguém não saiba o que tal coisa é.

Sumário:
*Aprensentação
*Processos
*Disco Rígido/Local(HD)
-Correção de erros
-Desfragmentação
-Limpeza de disco
*Limpeza de Ficheiros
*Memória RAM
*Correções adicionais com o CCleaner
*GameBooster
*Conclusões e observações

*Apresentação

E ae, galera, beleza?
Bom, venho aqui trazer um tutorial um tanto extenso, mas que vai ajudar muita gente que, assim como eu, tem uma máquina meia fraquinha. Para isso, peço que sejam pacientes, pois o tópico realmente será um pouco longo, mas que, com certeza, trará benefícios a todos.
Então, vamos lá.

*Processos

Esconder/Mostrar: Mostrar
Para eliminar processos desnecessários, são só para o jogo como também para as demais tarefas do computados, que são executados ao iniciar o Windows, serão feitos os seguintes passos.

: Clique com o botão direito do mouse na barra de tarefas do Windows e selecione a opção "Iniciar Gerenciador de Tarefas", como na figura a baixo;

Imagem


: Clique na aba "Processos";

Imagem


: Note que há vários processos, e, creio eu, que algumas pessoas não saberão se poderão ou não finalizar alguns. Para aliviar a dúvida, clique com o botão direito sobre o processo que não sabe se deve ou não finalizar e clique em "Abrir Local do Arquivo". Veja se, para você, é um programa necessário e que deve continuar a ser executado, ou se é apenas um peso a mais para a memória RAM do seu computador;

Imagem


: Eliminação do processo desnecessário. Bom, se tiver certeza de que o programa em questão é realmente desnecessário, finalize-o clicando com o botão direito do mouse sobre ele e em "Finalizar Processo";

Imagem


E, em seguida, aqui, em "Finalizar Processo";

Imagem


Após finalizar os processos desnecessário, vamos ao próximo item do sumário.


*Disco Rígido/Local(HD)

Esconder/Mostrar: Mostrar
Agora, vamos a limpeza do Disco Rígido/Local (chame como quiser), o que irá liberar mais memória interna no seu HD.
Primeiramente, a correção de erros do Disco Rígido.

-Correção de erros

Vamos ao passos;

: Abra o Windows Explorer ou qualquer outra pasta e clique em "Computador', na coluna do lado esquerdo da tela. Em seguida clique, com o botão direito do mouse, sobre o disco que você deseja limpar;

Imagem


: Em seguida clique na aba "ferramentas";

Imagem


: Agora, na área "Verificação de erros", clique em "Verificar agora".

Imagem


OBS.: A segunda opção vem desmarcada. Eu aconselho marca-la para que haja uma amplitude maior em outros tipos de erros no sistema, mas fica a seu critério marca-la ou não. Lembrando também que com a segunda opção marcada, o tempo de verificação será maior.

Aqui se encerra a correção de erros no Disco Rígido.

-Desfragmentção

:?: :arrow: O que é a desfragmentação?
A desfragmentação, para quem não sabe, serve para deixar os arquivos numa forma mais organizada. Por exemplo, uma pilha de roupas; digamos que você precise de uma ou duas peças de roupas que estão nessa pilha, então você procura, mexe, mexe mais, então você acha; então, você resolve tirar aquela peça e acaba bagunçando as outras partes da pilha. A desfragmentação serve justamente para refazer essa pilha e deixa-la organizada (coisa essa que vai te poupar tempo em achar sua roupa, ou, no caso do windows, de determinado programa char o processo que ele precisa, como um arquivo .dll).


Explicado o que é uma desfragmentação, vamos a como realiza-la.

: Abra o Windows Explorer ou qualquer outra pasta e clique em "Computador', na coluna do lado esquerdo da tela. Em seguida clique, com o botão direito do mouse, sobre o disco que você deseja desfragmentar;

Imagem


: Em seguida clique na aba "Ferramentas";

Imagem


: Agora, na área "Desfragmentação", clique em "Desfragmentar agora";
Há a opção "Analisar disco" e, ao lado, "Desfragmentar disco". Basta clicar na segunda ("Desfragmentar disco"), que automaticamente executará a analise e em seguida a desfragmentação.

Imagem


-Limpeza de disco

Sem enrolações dessa vez, simbora aos passos.

: Abra o Windows Explorer ou qualquer outra pasta e clique em "Computador', na coluna do lado esquerdo da tela. Em seguida clique, com o botão direito do mouse, sobre o disco que você deseja limpar;

Imagem


: Dessa vez a aba é outra, é a aba "Geral". Clique em "Limpeza de disco", que está ao lado do gráfico de memória;

Imagem


: Após clicar e aguardar a verificação, aparecerá essa janela. Marque todos as caixas que estiverem desmarcadas e clique em "OK";

Imagem


: Após clicar em "OK", clique em "Excluir Arquivos" e pronto.

Imagem


Agora, o seu disco disco está limpo (pelo menos nas formas que sei e pude ensinar). Vamos ao próximo item do sumário.


*Limpeza de Ficheiros

Esconder/Mostrar: Mostrar
Ficheiros são arquivos que não são necessários, já que a maioria é de arquivo temporário do Windows, então não se preocupe e pode fazer oque mostrarei a seguir.
Para eliminar os ficheiros, use os três comandos a seguir;

1º: Comando "%temp%";
1º.1: Clique no "Menu Iniciar" e digite "Executar";

Imagem


1º.2: Assim que o Executar abrir, digite "%temp%" e clique em "OK";

Imagem


1º.3: Abrirá uma pasta. Selecione todos os itens através do mouse ou do "Ctrl+A" e delete. O que sobrar não tem problema, pois ou estão sendo executados no momento ou não podem ser deletados.

2º: Comando "prefetch";
2º.1: Clique no "Menu Iniciar" e digite "Executar";

Imagem


2º.2: Assim que o Executar abrir, digite "prefetch" e clique em "OK";

Imagem


2º.3: Abrirá uma pasta. Selecione todos os itens através do mouse ou do "Ctrl+A" e delete. O que sobrar não tem problema, pois ou estão sendo executados no momento ou não podem ser deletados.

3º: Comando "recent";
3º.1: Clique no "Menu Iniciar" e digite "Executar";

Imagem


3º.2: Assim que o Executar abrir, digite "recent" e clique em "OK";

Imagem


3º.3: Abrirá uma pasta. Selecione todos os itens através do mouse ou do "Ctrl+A" e delete. O que sobrar não tem problema, pois ou estão sendo executados no momento ou não podem ser deletados.

Aqui se encerra a limpeza de ficheiros inúteis no Windows.

*Memória RAM
Esconder/Mostrar: Mostrar
Bom, na memória RAM não tenho muito o que mostrar, pois uso apenas um programa chamado "Memory Optimizer Pro", que tem apenas um único botão para executar sua função e pronto. Mas vamos lá.

Download do Memory Optimizer Pro

A instalação é normal, não tem nada demais então, não irei explica-la (ate mesmo para não alongar ainda mais o tópico).

: Abra o programa, espere ele calcular a memória que está sendo usada, e clique em "Recover Free Memory";

Imagem


: Em seguida, ele irá mostrar a quantidade de memória que ele liberou;

Imagem


: Por fim, ele mostra a memória que está sendo usada atualmente.

Imagem

*Correções adicionais com o CCleaner

Esconder/Mostrar: Mostrar
Download CCleaner

: Abra o CCleaner e na aba "Limpeza", no lado esquerdo da tela.
*OBS.: Essa função vai limpar todos os seus dados temporários, como um preenchimento automático em um site, histórico de navegação no navegador e no Windows Explorer. Você também pode configurar o que deseja limpar, basta marcar as caixas na coluna.
Agora, clique em "Executar Limpeza" que ele automaticamente analisará e limpará. Note que há duas abas na parte superior: "Windows" e "Programas". Faça o mesmo processo com as duas;

Imagem


: Agora vamos à aba "Registro" procurar alguns erros do sistema. Clique em "Procurar Erros";

Imagem


: Clique em "Corrigir erro(s) selecionado(s)..."; aparecerá a seguinte janela e clique em "Não".

Imagem


: Outra janela aparecerá; clique em "Corrigir todos os erros selecionados".

Imagem


Assim conclui-se a parte sobre o CCleaner.


*Gamebooster

Esconder/Mostrar: Mostrar
:?: :arrow: O que é e para que serve um gamebooster?
Para quem não sabe, um gamebooster tem a função de pausar os processos da árvore de processo temporariamente enquanto o jogo está em execução. "Ah, mas o processo vai parar; e depois?"... Não se preocupe, pois assim que o jogo for fechado, os processos retomarão sua funcionalidade.

O gamebooster que eu uso e que recomendo, é o Razer Cortex. Não irei falar de todas as funções mas quem baixar poderá descobrir. Por hora, irei apenas falar de algumas funcionalidades dele.


Download Razer Cortex

: Na parte superior, há um ícone parecido com um +. Ele serve para adicionar os jogos que você deseja quem ganhem um "up" no desempenho.

Imagem


: Ao passar o mouse por cima do ícone do jogo, um símbolo de "play" aparecerá, e basta que clique nele para o boost do jogo iniciar.

Imagem


Bom, essas foram as funções iniciais e que estão na 'cara' do programa.
Além do boost citado acima, o programa também oferece opção de desfragmentar a pasta de um jogo, atualizar drivers, loja de jogos, captura em vídeo da tela, captura em imagem da tela, entre outras coisas.


*Conclusões e observações

Esconder/Mostrar: Mostrar
Bom, Galera, esse foi um tutorial que contem uma parte das formas de melhorar o desempenho do jogo e do computador. Espero que tenham gostado e, principalmente, que eu tenha ajudado vocês com isso.
Bom, é só isso! Parabéns àqueles que tiveram paciência de ler tudo :)


Qualquer dúvida, comenta ai em baixo, ou entra em contato comigo pelo Facebook, WhatsApp ou E-Mail, que estão disponíveis na minha assinatura.
Assim que eu puder, mando mais formas de como melhorar o desempenho do computador e do jogo.

PS: Dei uma editada para não ficar algo tão extenso usando comando 'esconder' e fiz umas pequenas correções. Ainda estou meio apertado de tempo para tá verificando uns métodos de optimização, mas já tenho mais um em mente, que inclusive tô usando há um tempo e pretendo compartilhar com vocês.(postando isso no dia 18/03/2016 - 01:46)
Editado pela última vez por poicomanga em Sex Mar 18, 2016 2:47 am, num total de 1 vezes
"Zack... Embrace your dreams... If you want to be a Hero, you need to have dreams... and honor..."
- Angeal Hewley, Crisis Core Final Fantasy VII
Avatar de usuário
poicomanga
Master(Level 2)
Master(Level 2)
 
Mensagens: 137
Data de registro: Ter Set 13, 2011 10:11 am
Localização: Marcelino Vieira-RN/Chaos Server 10 e 3 free

Re: [TUTORIAL] Redução de lag/Optimização do Windows e do jo

Mensagempor poicomanga » Sáb Out 17, 2015 5:44 pm

Peço desculpas por não ter postado outros meios de Redução de lag/Optimização do Windows e do jogo, mas devido a faculdade eu estou sem tempo para poder atualizar o tópico.

Provavelmente, só poderei dar continuidade a este tópico no mês de dezembro, que é quando terei férias. Trarei novos e diferentes meios de optimização de modo geral para o computador (tanto para usar como máquina de trabalho ou máquina para jogo).
Peço aos Game Masters e Moderadores que não fechem o tópico, pois ainda irei atualiza-lo (não criando novos posts, mas, sim, atualizando o primeiro, para evitar flood) e, caso alguém queira tirar uma dúvida sobre tal programa, possa deixa-la aqui mesmo neste tópico para evitar flood.

Desde já, se alguém se sentiu na espera de melhorar o desempenho de seu computador através deste tópico que não pude ter dado continuidade, espero que tenha conseguido. Por favor, me desculpem, pois estive muito atarefado com a faculdade (tanto que não vou em casa há três meses, pois não estudo na minha cidade de origem, estudo há uns 440km de lá).

PS: Caso alguém tenha alguma dúvida que não quer por no tópico em si, me envie um e-mail informando a dúvida que responderei assim que possível. Cuidarei de responder a dúvida no e-mail e depois publicarei neste tópico.
*O meu e-mail se encontra logo abaixo, na minha assinatura do fórum.
Editado pela última vez por poicomanga em Sáb Abr 02, 2016 6:34 pm, num total de 1 vezes
"Zack... Embrace your dreams... If you want to be a Hero, you need to have dreams... and honor..."
- Angeal Hewley, Crisis Core Final Fantasy VII
Avatar de usuário
poicomanga
Master(Level 2)
Master(Level 2)
 
Mensagens: 137
Data de registro: Ter Set 13, 2011 10:11 am
Localização: Marcelino Vieira-RN/Chaos Server 10 e 3 free

Re: [TUTORIAL] Redução de lag/Optimização do Windows e do jo

Mensagempor MannuEddy » Ter Jan 12, 2016 2:35 pm

Meu MuChaos 1.7 ( Patch 8 XGT ) ta super bugado depois q tento conectar ao servidor, tenho win10 e estava funcionando normal por um tempo e agora entra ate a page do login e senha e depois disso so carrega, isso quando entra para escolher o servidos das salas, por varias vezes também nem conectava, Alguem pode me ajudar nessa? ja ate modifiquei a compatibilidade no game mas nom deu em nada. :cry:
MannuEddy
Noobie (Level 1)
Noobie (Level 1)
 
Mensagens: 0
Data de registro: Ter Jan 12, 2016 1:58 pm

Re: [TUTORIAL] Redução de lag/Optimização do Windows e do jo

Mensagempor poicomanga » Sex Mar 18, 2016 2:17 am

MannuEddy escreveu:Meu MuChaos 1.7 ( Patch 8 XGT ) ta super bugado depois q tento conectar ao servidor, tenho win10 e estava funcionando normal por um tempo e agora entra ate a page do login e senha e depois disso so carrega, isso quando entra para escolher o servidos das salas, por varias vezes também nem conectava, Alguem pode me ajudar nessa? ja ate modifiquei a compatibilidade no game mas nom deu em nada. :cry:


Olá, MannuEddy.
Primeiramente, desculpe a demora para responder, fiquei um tanto ausente do fórum.
Segundo, eu dei uma pesquisada rápida aqui, e li que isso pode ser causado por causa de umas compilações feitas no Windows 10. Eu não uso o 10, uso o 7 Ultimate, porque pretendo esperar até o Win10 estar totalmente funcional para jogos mais antigos, como, no nosso caso, o Mu.
Li aqui(em fóruns de outros servers de Mu) que o provável problema seja que Mu não tem suporte na compilação 10586.3 do Windows 10(10240)[essa é a versão de lançamento do Win10].
Creio eu que você deva ter usado o modo de compatibilidade Windows XP(SP3), certo? Tente usar o modo de compatibilidade Windows Vista (SP1) e me informe aqui mesmo sobre o problema.
Caso haja problema na execução da compatibilidade, recomendo que leia isso: Comunicado de Segurança da Microsoft 3033929 e Windows 7 e Windows Server 2008 R2 Service Pack 1 (KB976932).
"Zack... Embrace your dreams... If you want to be a Hero, you need to have dreams... and honor..."
- Angeal Hewley, Crisis Core Final Fantasy VII
Avatar de usuário
poicomanga
Master(Level 2)
Master(Level 2)
 
Mensagens: 137
Data de registro: Ter Set 13, 2011 10:11 am
Localização: Marcelino Vieira-RN/Chaos Server 10 e 3 free


Retornar para Barzinho de Lorencia

Site Login